terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sorria, você está sendo filmado !!!

Outro dia postei um video no YouTube e um dia depois recebi a mensagem de que meu vídeo não seria exibido na Alemanha. Não que eu me importe com isso, mas fiquei curioso.
Era um vídeo comum, gravado em nossa Sony, no qual tento desastradamente dar banho em nossa filhota, a Tainá. Depois de ler os detalhes da censura do YouTube, descobri que foram detectadas músicas com proteção autoral. Pois é, na gravação do vídeo era possível escutar o som do nosso CD Player, que deixamos sempre ligado, com algumas músicas de criança, pra acalmar a Tainá.
Me senti o próprio Silvester Stalone, em O Demolidor, falando um palavrão e sendo instantaneamente multado. Sorte que o Google não faz isso com os emails,  já pensou receber relatórios das palavras que foram excluídas devido ao "filtro de direitos autorais" ? Acabariam os emails românticos do planeta. E nas fotos do Picasa então ? Bahhh, ia ter de borrar a foto inteira. Sem falar que cada pessoa é dona de sua própria imagem, já pensou receber emails do Google pra autorizar a exposição do teu rosto no álbum do Fulano de Tal ? E se emplacar  o novo serviço de Voip do Google ? Não vou mais poder ligar pro Marcelo Pinto e saudá-lo amistosamente : "E ai bichonaaa ?!?!?!".
Parece tudo uma grande brincadeira, mas não é. O fato é que estamos cada vez mais envolvidos no mundo virtual, onde as leis fogem ao controle do estado e passam a ser do próprio provedor do serviço. Esse texto não é uma crítica ao Google, mas claro que, atualmente, ele é o maior exemplo de como uma empresa pode nos oferecer um universo novo e envolvente, para onde podemos transferir boa parte de nossas vidas, e talvez em alguns anos, toda ela. Mas tudo isso não é oferecido de graça, o preço é viver dentro de suas regras.
 Isso me lembra outro filme, Matrix. Aos poucos estamos nos conectando, passando mais horas envolvidos com  interfaces dos gigantes da internet. Já pensou se o Google juntar tudo o que já tem: sistema de busca, editores de texto, Android e centenas de ferramentas amplamente utilizadas com uma rede social imbatível como o Facebook ?
Lembrei de mais um filme,  o Exterminador do Futuro. No qual um software, a Skynet, se torna consciente. Parece ficção e bem forçada, pois é, mas eu acho que parecia forçada em 1984, hoje só chamo de ficção. Afinal já existe um cara feito de bits que pode analisar os sons dos meus videos, reconhecer as faces em minhas fotos, decidir quais dos anúncios de minha empresa podem ser exibidos ou não ?
  Estou um pouco assustado, pois no mundo virtual tem alguém que está me fornecendo água, energia elétrica, moradia, transporte, e tudo o que preciso em troca de uma única coisa, que eu deixe ele grudar alguns anúncios nesses presentes. É claro que não vai grudar palavrões em minha casa, nem anúncios mal escritos, pois tem filtros.

   Reflitam e troquem idéias comigo, esse blog está sendo mantido pelo blogspot, do Google, muito bom, recomendo. Meu browser é o Chrome. E falando em filmes, bem vindos ao "Show de Truman".

   

2 comentários:

  1. Bichona,

    Mas nem a pau que irei parar de te chamar de Bichona e vc me chamar de Bichona...isso já deveria ter sido tombado pelo patrimônio histórico faz algum tempo...hehehe

    Abçs,

    Benga

    ResponderExcluir
  2. Cara!! Muito bom o texto!! Muito bom mesmo!! E ai, se nao pode dete-lo, junt-se a ele!!

    ResponderExcluir